ESQUIZOFRENIA
O que é esquizofrenia?
A esquizofrenia é um transtorno mental que geralmente se inicia na adolescência ou início da vida adulta. A doença é caracterizada por 2 grupos principais de sintomas: sintomas positivos e sintomas negativos.
O que são os sintomas positivos da esquizofrenia?
Os sintomas positivos são pensamentos, comportamentos e experiências adicionados à vida do esquizofrênico, como delírios, alucinações, desorganização do pensamento e comportamento.
Os delírios são ideias e pensamentos fora da realidade, porém que o indivíduo tem convicção que são reais. O indivíduo pode, por exemplo, ter certeza que: (1) está sendo perseguido pelo FBI; (2) está sendo observado por câmeras escondidas; (3) vizinhos, amigos ou familiares querem lhe fazer mal.
As alucinações são percepções irreais dos órgãos dos sentidos. O indivíduo pode escutar vozes que não existem (as alucinações auditivas) ou enxergar coisas que não existem (as alucinações visuais). O indivíduo pode, por exemplo: (1) escutar vozes falando para se machucar ou machucar outras pessoas; (2) escutar vozes fazendo comentários negativos; (3) enxergar vultos, monstros, demônios.
Na desorganização do pensamento torna-se difícil entender o que o indivíduo está falando, os pensamentos e fala perdem o nexo. Já na desorganização do comportamento, o indivíduo passa a ter um comportamento bizarro, completamente diferente do habitual.
O que são os sintomas negativos da esquizofrenia?
Os sintomas negativos são capacidades e habilidades reduzidas na vida do esquizofrênico. O indivíduo pode: (1) perder interesse e prazer em coisas antes prazerosas e interessantes; (2) sentir-se desconectado das próprias emoções; (3) sentir-se desmotivado; (4) preferir ficar isolado.
Qual a causa da esquizofrenia?
A esquizofrenia é resultado de uma complexa interação entre fatores genéticos-biológicos, psicológicos e ambientais. Aparentemente, o fator genético desempenha um papel central no desenvolvimento da doença. Para se ter uma ideia, na população geral cerca de 1% das pessoas tem esquizofrenia. Já filhos ou irmãos de pessoas com esquizofrenia são dez vezes mais propensos a desenvolver a doença e um gêmeo idêntico da pessoa com esquizofrenia tem 50% de chance de ser afetado.
Como é o tratamento? Quanto tempo dura o tratamento?
Uma combinação de estratégias medicamentosas com estratégias não medicamentosas. Os medicamentos antipsicóticos são utilizados para tratar os sintomas positivos da esquizofrenia. Já a psicoterapia e terapia ocupacional são utilizadas para tratar os sintomas negativos. O tratamento dura para o resto da vida.
Por que tratar o mais cedo possível?
A intervenção precoce também é extremamente importante. Após meses ou anos de sintomas não tratados, os sintomas ficam mais graves e mais resistentes ao tratamento.


Sobre meus atendimentos em consultório
-
Não atendo convênios médicos. Somente consultas particulares
-
Atendimentos presenciais em Ribeirão Preto - SP (Avenida Presidente Vargas, n 2001, Edifício New Century)
-
Atendimentos online por videochamada
-
Agendamento através do Whatsapp: (16) 98255 - 1092
-
O Whatsapp é exclusivo para: (1) agendamentos; (2) dúvidas de pacientes
-
Em caso de emergência, procure o serviço médico de pronto atendimento mais próximo